TECNOLOGIA DE PONTA – INFUSÃO A VÁCUO

Além de utilizar os melhores componentes e matérias primas, os barcos Vom Wasser agora são laminados com a avançada tecnologia de laminação por infusão. Este processo assegura melhor qualidade à produção, resultando em barcos ainda mais leves e mais resistentes. Depois de preparados (com cera desmoldante) os moldes são pintados com “gel coat” (resina especial, impermeável e resistente à abrasão) e recebem três camadas de manta de fibra de vidro e resina. A seguir, aplicam-se todas as camadas de tecidos biaxiais (de fibra de vidro) e o material de núcleo (Divinicell), sem aplicação de resina. Na próxima etapa, o molde é inteiramente vedado por um filme plástico e uma bomba de vácuo retira todo o ar existente no molde. Na última etapa, a resina flui por canais (artérias) dispostos de forma a impregnar totalmente os materiais aplicados anteriormente.

A ação da atmosfera equivale a uma prensa perfeitamente ajustada ao molde, de forma que todas as paredes do barco têm espessura e composição homogêneas. O processo ainda apresenta as vantagens adicionais de economia de matéria prima e tempo, além de não emitir vapores, gases ou odores característicos do processo de produção de fibra de vidro.

A nova tecnologia foi introduzida com a assessoria e sob supervisão da Barracuda Technologies – principal fornecedor do Estaleiro Vom Wasser.

« voltar